8 de abril de 2012

Dê uma chance ao Google+!

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/google-ja-ultrapassou-100-milhoes-de-usuarios-ativos-mas-uso-ainda-segue-baixissimo/

Chegou a hora de falar um pouco dessa rede social que deixou muitos usuários apaixonados e muitos que não usam se perguntando o que fazer com mais uma nova rede social. Estou falando da rede que originou o nome deste blog. Da rede que uso diariamente e que é minha principal forma de interação e troca de ideias com usuários na Internet. É claro que falo do Google+.


Se você buscar em qualquer site de notícia por Google+, vai achar um monte de notícias dizendo que a Google atirou no pé, que se cegou ao tentar concorrer com o Facebook e coisas muito piores. Acontece que essas matérias muitas vezes é feita por pessoas que não usam a rede de verdade. Parte dos 100 milhões que criou a conta e nunca usou. Se você perguntar pra qualquer pessoa que usa diariamente o Google+ o que acha da rede, terá respostas muito mais otimistas.

Vi que a média de uso da rede é de 3 minutos. Claro que é uma média e que temos muitos usuários inativos como disse. Mas conheço algumas pessoas que usam brincando mais de 12 horas por dia - tem gente que está ON qualquer hora do dia.

Já tentei iniciar algumas discussões no Facebook (me processe), no Twitter ou qualquer outro serviço. O único lugar em que consegui ter discussões válidas, com argumentações muito bem elaboradas foi o Google+. Teve várias vezes que aprendia coisas e achava links interessantes pelos posts.

Até se for pra brincar e zoar os amigos ele é muito bom. No Facebook, que dizem que é um site que conecta pessoas e que tem muita interação, a maioria dos comentários que vejo são "kkk" ou "fato" (e suas variações). Dificilmente acho um comentário maior que uma linha. No Twitter vejo com mais frequência, mas como fica muito espalhado os replys acaba virando uma bagunça. Já no Google+, diariamente vejo amigos sacaneando um ao outro e facilmente se vê posts com mais de 100 comentários - e com muitas respostas, além de várias risadas.

Quando se diz de usuários ativos, realmente tenho que dizer que é menor do que eu esperava. Mas a rede é muito bem estabelecida e com políticas de privacidade muito bem executadas. Se tem um chato me enchendo, ou num quero nem saber. É block direto.

Bom, o que tenho à falar da rede, mais ou menos é isso. Espero que depois disso, você que não usa pense em pelo menos dar uma oportunidade.

Ah, e sobre a notícia, é bom ver notícias dizendo que Larry Page põe fé no projeto. Pois isso é uma das coisas que todo mundo fica temeroso na rede. Pois já nos apaixonamos pelo Google+ e diariamente se vê notícias dizendo ser um fiasco.

E se for entrar no Google+, me circule lá.

Obs.: Percebeu que nem citei o Pinterest né. Pra mim não se trata mais do que uma modinha. Eu pelo menos não encontrei uso pra mim.

5 comentários:

  1. Gostei bastante da sua definição, referente aos plusers de um modo geral, que, muito embora eu não tenha conta em algum outra rede social para que eu faça uma espécie de paralelo entre elas, nesta rede eu tive a sorte de "circular" pessoas inteligentes e bacanas. Como vc bem falou, Richard, no G+ há uma interação muito boa entre pessoas de diferentes perfis, passando facilmente de cinquenta comentários por post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o mais legal que acho, é que são muitas opiniões que o pessoal respeita e gosta de discutir. Dificilmente você vê alguém desrespeitando outra pessoa.

      Excluir
    2. Concordo com tudo que o Richard disse sobre as duas redes, até parece eu falando, é exatamente oq eu penso sobre ambas. O G+ no modo geral é uma plataforma bem superior ao Facebook, mais a grande diferença entre ambas e que torna o G+ superior ao Face, são seus usuários, não que o Face não tenha bons usuários lá, pq tem sim, ainda tem muita gente boa lá, mais esses bons usuários aos poucos vão se cansando e sumindo ao poucos.

      Excluir
    3. Acho que o problema realmente é a questão de filtro. Você se torna amigo de alguém e essa pessoa te enche de posts chatos. No G+ você circula só quem queira ver. E mesmo se for família ou amigos, você consegue reduzir a frequência de posts na stream.

      Excluir