5 de novembro de 2013

Esse é o ano Linux!

Todo ano nós entusiastas do mundo livre proclamamos que será o ano do Linux. Passa o ano todo surgindo novidades, mas acaba o ano e ainda as pessoas (ao menos a maioria delas) continua utilizando sistemas proprietários. Porque será que isso acontece?

Era bem bonito.

Houve um tempo em que o Linux era difícil de se instalar e era muito específico. Até alguns modens ou placas de redes não eram reconhecidas pelo sistema, tendo que usar de artimanhas para deixar o sistema funcionando. A primeira distribuição Linux que sei foi o Kurumin. Aquilo era uma maravilha. Fácil de usar e o melhor, todas as operações haviam explicações pra quem tem paciência de ler.

Voltando aos dias de hoje, temos o Ubuntu que praticamente se instala sozinho. É meio que você colocar ele na bandeja, e ele assume o controle do seu computador. E é muito bonito. Muitos reclamaram do Unity, mas é bastante funcional. Tanto que até o Windows copiou com a interface Metro.

Mas além do Ubuntu, há diversas outras distribuições que são igualmente fáceis de serem instaladas. Às vezes penso que é exatamente essa ampla gama de escolhas que deixa as pessoas um pouco confusas. Imagine-se numa sorveteria. Se há milhões de sabores, você pegará diversos sabores e ficará muito tempo se decidindo. Já no sistema proprietário não. Você só tem o sabor creme e contente-se com isso.

Enfim, quem quiser conhecer esse mundo maravilhoso do software livre, pode me procurar que indico algumas distribuições ou tutoriais pra ler e se libertar das suas algemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário