8 de abril de 2014

Bye Bye Windows XP

    Hoje se encerra o suporte da Microsoft ao Windows XP. Ela deixará de ser atualizado, ficando exposto assim à inúmeras falhas que possam ocorrer.
    Sabemos que há inúmeros locais que ainda é utilizado o Windows XP, inclusive em escritórios que trabalham com dados financeiros e/ou confidenciais. Isso pode causar uma brecha enorme na segurança, podendo inclusive danificar seriamente o negócio de quem não se atentar a isso e tratar os investimentos em TI apenas como uma despesa.
    O problema é que o Windows XP é consideravelmente leve perto do seu sucessor Windows Vista 7. Daí seria necessário trocar máquinas ou fazer upgrades, o que de levaria a um investimento grande.
    Há a solução de substituir o WinXP e utilizar o Linux, o que não sei se seria uma boa ideia. Seria necessário treinamento de pessoal, e muitas das ferramentas de trabalho principalmente fiscais, não funcionam direito no Linux. São muitas exceções, mas no mínimo seria trabalhoso trocar um ambiente todo. Aqueles que escolherem permanecer no Windows XP estarão sujeitos a cada vez mais serem alvos de hackers. Isso deve ser decidido tendo ciência da situação.
    Mas enfim, o interessante é que mesmo trocando as máquinas, as antigas poderão utilizar o Linux funcionando para trabalhos que não exijam um software específico, assim prolongando mais alguns anos o uso da máquina. De uma forma ou de outra, a galera defensora do Linux acaba ganhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário