3 de julho de 2013

Tente comentar sem o uso do mouse

Hoje é fácil pra você ligar o computador, navegar nos seus sites preferidos, fazer trabalhos de escola e de faculdade e jogar alguns games. Agora imagine fazer isso tudo se não existisse o mouse.

Existem vários tipos diferentes de mouse e com diversas resoluções. Atendendo dentre os usuários menos exigentes, até os gamers que necessitam de precisão e rapidez. Há mouses que são teclados e teclados que são mouses. Não nos esquecemos dos touchpads. Enfim, sem os mouses a interface gráfica não faria sentido. Estaríamos até hoje nos comunicando e fazendo nossas atividades em terminais, consoles e prompt do DOS.

Em sua mão aquilo que era o primeiro mouse inventado.

Escrevo tudo isso, pois hoje o inventor dessa peça fundamental, Doug Engelbart, veio à falecer. Estava com 88 anos e vivia pacificamente na Califórnia. É obvio que ele não fez apenas o mouse durante toda sua carreira. Ele também esteve envolvido na criação da ARPANET, que foi uma precursora da Internet, que hoje é impossível viver sem ela. Também esteve envolvido em projetos que hoje se transformaram no HTML, que é a linguagem de marcação principal utilizada nos sites da rede.

Deu pra perceber que Engelbart foi um inventor muito importante por ser precursor de praticamente tudo o que temos hoje na vida moderna. Que ele descanse em paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário