4 de junho de 2013

Jelly Bean é a versão do Android mais usada. Mas muitos smartphones que nunca verão nem a cor do sistema.

Foi divulgado o balanço mensal das distribuições do Android pelo Google. Pela primeira vez o Android 4.1 (Jelly Bean) ultrapassou o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich). E juntando as duas versões Jelly Bean (4.1 e 4.2) temos 33% dos dispositivos usando. Esse número é realmente alto, visto que ainda temos bastante aparelhos antigos que ainda usam Android 2.x (Froyo e Gingerbread).

Um dos principais problemas do Android, em minha opinião, é essa fragmentação das versões. À cada nova versão, ele aumenta os requisitos e torna o sistema mais pesado, embora com mais coisas legais. As pessoas procuram usar algo atual, que seja imune à vírus e que tenha bons recursos, mas muitos dispositivos de 2-3 anos de idade, acabam morrendo no Android 2.x, pois não tem recursos disponíveis nem pra rodar o 4.0.

E se tivesse como atualizar pro 4.2 já, eu o faria. Mas isso nem o CyanogenMod fez ainda.

Eu, que gosto de tudo sempre atualizado, quando soube que meu Xperia Neo não receberia o Jelly Bean, fiquei um pouco indignado. Usava a stock rom (rom da Sony) sem problemas. Pra conseguir a nova versão no sistema, fui obrigado à fazer o processo de root e instalar uma imagem do CyanogenMod pois, até hoje enquanto escrevo, o meu aparelho e vários de 2011 não sairão do Ice Cream Sandwich.

Então qual seria a solução se os smartphones não suportam novas versões do Android? Fiquei pensando e acho que poderiam ser feitas versões "lite", com menos recursos. Algo como hoje é o Ubuntu. Há a versão mais pesada e versões leves, como o Lubuntu ou Xubuntu. Lógico que daria um pouco de trabalho criar versões assim. Mas ao menos assim, todos estariam livres de sistemas antigos e sujeito à falhas.

E você? Usa qual Android? Ainda no 2.3? Responda nos comentários pra discutirmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário