28 de maio de 2013

Tá cansado do Android? Que tal dar uma chance ao Firefox OS?

Há notícias rondando dizendo de um possível lançamento de smartphone da LG com o novo sistema Firefox OS (boot to gecko). Hoje há formas de instar o sistema em alguns celulares, mas ainda não há nenhum dispositivo já vindo de fábrica assim.

Pelo que se têm falado sobre o sistema, ele parece que é bem leve. Desenvolvido em HTML5 e terá o código fonte disponível pra programadores que quiserem fazer alterações e contribuir com o projeto. É claro que inicialmente teremos poucos aplicativos e assim que ganhar aderência, os desenvolvedores começam à portar seus aplicativos pra ele.

Embora pareça tarde pra um ingresso no mercado de smartphones, esse mercado de consumidores low-end está com carência de coisas novas, e muitos acabam sendo esquecidos pelo Android, que a cada nova versão, aumenta ainda mais os requisitos do sistema, ficando assim os dispositivos menos potentes presos em versões muito desatualizadas.

E ainda tem o problema da bateria que dura pouquíssimo por ter tanta coisa em segundo plano. Quem tem Android, sabe o quanto é difícil chegar no fim do dia com alguma carga.

Eu tenho um aparelho de 2011 que ele é um pouco acima de low-ends da mesma época. Gosto de ter sempre coisas novas e atualizadas em tudo o que eu uso. Sou do tipo que quando sai algo novo, eu vibro e já quero usar, mesmo que isso signifique instabilidades. No meu smartphone uso Android 4.1 (CyanogenMod10) e ele tem apenas 512 MB de RAM. Então já deu pra entender porque eu queria muito que esse Firefox OS seja bem sucedido.

E você, ainda usa Android 2.3? Fica confortável com isso, ou gostaria de algo mais leve e que traga coisas novas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário