21 de outubro de 2012

Google News deve pagar pra veicular conteúdo de outros sites?

Essa semana foram divulgadas várias notícias dizendo que diversos sites de notícias brasileiros estão querendo que eliminem seu conteúdo da página do Google News.

Cheguei à postar no Google Plus minha opinião, que cito abaixo:
Acho isso ambição dos jornais. Leio notícias pelo Google news e nunca tinha visitado um globo.com ou exame da vida a não ser pelo news. Dizer que não atrai visitantes é no mínimo irresponsável.
O Google News é uma vitrine para que grandes portais recebam ainda mais visitas diárias, aumentando assim o seu valor agregado. A alegação dos sites, é que como o News apresenta uma prévia da notícia, isso pode estar afastando os leitores de entrarem no site e só lerem o resumo da notícia.

Isso é mais uma forma que essa mídia dominadora busca de sempre querer tirar lucros de onde puder. É claro que o Google usa o conteúdo dos seus sites para gerar valor à pagina dele, mas de forma muito democrática, exibe notícias em sites que eu nunca entraria por conta própria, e com isso, compartilho o link para esses sites, gerando assim mais visitantes ainda.

Só não gostaria que o Google fosse obrigado de uma hora pra outra à retirar o conteúdo desses sites e os leitores do News (como eu) ficassem sem mais algumas fontes que possam trazer algo que outras não trazem.

4 comentários:

  1. "Pobre" Google, todo mundo querendo faturar encima dele. A "Associated Press" também proibiu o Google de exibir uma linha de conteúdo dela um tempo atrás, mas voltou atrás na decisão. É o que vai acontecer logo logo com os nossos "queridos" veículos de mídia. :-)

    ResponderExcluir
  2. OFF Topic: Acessando seu blog, lembrei que tenho uma conta no "Disquis". Agora tô dando uma atualizada nela rs rs =D

    ResponderExcluir
  3. Viu como que tá bem massa. Melhor sistema de comentário em blogs que já vi.

    ResponderExcluir