26 de setembro de 2012

Instalando ArchLinux

Finalmente tomei coragem e parti pra cima do Arch Linux. Por muito tempo venho tentado fugir dessa distribuição, pois logo que iniciei à usar Linux, fui me meter a besta e num consegui fazer nada. E ainda danificar todo meu boot. Mas fiz tudo direitinho dessa vez e fui seguindo o tutorial do próprio wiki do archlinux.

Se quiser se aventurar no Linux, acostume-se com essa tela.
O grande problema pra instalar essa distro, é que o tutorial que ensina à instalar, já vem escrito como se você praticamente já soubesse. Titio Google me ajudou bastante quando eu não sabia fazer qualquer coisa.

O bom de meter as caras assim, é que você acaba aprendendo bastante sobre a distribuição e o Linux em si. O Arch em especial é muito bom pra isso, já que ele vem praticamente sem nada e você tem que instalar tudo na mão. Tem o pacman (gerenciador de pacotes do Arch) que quebra o galho um pouco, mas mesmo assim, arquivos de configuração ficam por sua conta.

Comemorei quando vi que consegui instalar o Gnome3 depois de algum esforço.
Mas enfim. Agora eu acabei de configurar o grub pra rodar dual boot com o Windows que tenho instalado aqui e estou pouco à pouco alterando e configurando o Arch pra que funcione do jeito que eu quiser.

4 comentários:

  1. KKKKK O Arch é osso! Também caí nessa armadilha, e até hoje não compreendi porquê os desenvolvedores não deixam as coisas mais fáceis pra gente! Já tive problemas com o Puppy também!

    ResponderExcluir
  2. Uma dica, irmãozinho: No Gimp dá para criar banners irados. Seu blog ia ficar bem atraente. Mas de uma coisa estou certo; ele é bem editado e merece +1 de todo mundo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sei. Tava bolando algo pro bannner, mas não tive nenhuma ideia ainda.

    ResponderExcluir
  4. Pois é. Ralei um pouco pra instalar o arch, mas consegui. Não entendo o puppy também. Cheguei à instalar numa máquina aqui, mas achei muito complicado.

    ResponderExcluir