9 de abril de 2012

Vem me trollar, que te jogo no Limbo!

http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/04/05/trolls-de-internet-podem-ser-presos-noseua/

Quando li essa notícia fiquei pensando um pouco sobre liberdade na Internet. Coisas que vemos cada vez mais na atualidade. Essa "censura" na Web que cada vez se fala mais. Projetos de leis estão aumentando exponencialmente quanto mais se usa a rede.


Fiquei pensando em como seria se algumas dessas leis passassem a ser válidas. Você teria que se questionar milhares de vezes antes de publicar algo na Internet, sob pena de ser multado ou até preso. Acabaria-se a espontaneidade que existem em vários locais, principalmente em micro-blogs. Vários projetos não teriam nem se iniciado por medo de se expor demais. Seria um Big Brother de 1984.

Sei que trollagem na web é uma coisa chata - embora dê pra se divertir muito. Muitas vezes se vê comentários de xingamentos, ofensas e críticas sem fundamentos. Mas isso faz parte de ser espontâneo. Há muitas pessoas que usam a rede pra perseguir mesmo, pra encher o saco de quem queira. Mas deve-se saber conviver com isso, e não haver represálias em cima disso.

Há também a trollagem amiga, que nem cito muito aqui, já que nem seria considerado trollagem pra uns. Aquela zoação que ocorre nas redes sociais poderia ser considerado ofensa pra quem está de fora. E sabe se lá quem vai ser o idiota que vai usar a lei à seu favor.

O que deveria ser feito não é uma repreensão sob os trolls, mas sim uma pressão em cima dos serviços pra que criem ferramentas de denuncia, bloquear ou ignorar comentários do tipo. Eu nem perco tempo com trolladores e spams. Já bloqueio e nem esquento. Porque normalmente quem fica enchendo o saco na Internet é uma pessoa ou poucas. Nunca é uma massa trollando (se for, provavelmente é porque você tá fazendo merda mesmo).

Bom é isso que acho. Quem não se dá bem com trolladores, é porque não sabe usar as ferramentas que a Internet oferece. Eu ia entrar um pouco no mérito do bullying, mas desisti enquanto escrevia. Hoje tudo é bullying e isso já encheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário