http://pprjbgbo.wordpress.com/2012/03/29/windows-xp-ja-era/ |
Quando postei isso do G+, houve algumas discussões sobre o assunto. Dentre elas, vou citar a principal delas, que era o seguinte: Se a Microsoft estava certa em largar o suporte ao sistema e focar mais em inovar com produtos novos, ou se deveria continuar prestando algum serviço diferenciado pra quem ainda usa o Windows XP pra algumas aplicações.
O primeiro ponto, é claro que toda empresa que planeja crescer, deve manter o foco em inovar. E realmente, ficar prestando suporte pra um produto que já está quase 10 anos obsoleto, é uma perda de tempo olhando o lado da empresa.
Por outro lado, supomos o seguinte: Você é administrador de um setor de TI de uma empresa. Tem seus sistemas todos configurados e funcionando, em que você apenas presta manutenção e realiza as atualizações de segurança onde é preciso. Se a Microsoft não dispõe mais de seu suporte para o sistema, podemos chegar à conclusão que em pouco tempo esse sistema ficará muito vulnerável e será alvo de ataques e invasões.
A única escolha, seria instalar o sistema novo que me oferecem. Mas o sistema novo da Microsoft, exigiria demais do seu hardware e o equipamento atual não suporta as configurações mínimas. Você teria que trocar todo seu equipamento que utiliza o sistema, apenas para atualizar o Windows. Isso é um pouco injusto pra quem pagou para ter seu sistema rodando.
Se o cara tem 300 computadores que rodam esse sistema e não dispõe de grana de trocar tudo, podemos dizer que a Microsoft deixou ele "na mão do palhaço" - neste caso o palhaço acaba sendo você mesmo. A solução que ele possa encontrar, talvez seja instalar um sistema livre, que ele possa configurar pra que rode do jeito que queira e sem que exija tanto do equipamento.
Chegamos a conclusão que para o usuário final, deixar de prestar suporte ao Windows XP pode ser uma boa, já que assim a empresa se foca sempre em produtos mais inovadores. E como o usuário final troca de computador em média uma vez por ano, ele nem sentiria o impacto.
Agora já para o ambiente corporativo - que são os que realmente pagam a licença - realmente ficam prejudicados, tendo que recorrer à upgrades ou até à adequação utilizando software livre.
Conclusão final: Use software livre! (Sacanagem)
Usar Software Livre é única saída nesses casos! ;D
ResponderExcluirNesses casos, realmente.
ExcluirConcordo com tudo que foi dito, exceto:
ResponderExcluir"o usuário final troca de computador em média uma vez por ano"
Exagerou um pouquinho :D
Rapaz, esses dados são retirados do fundo do meu cérebro. Como pode contestar isso! hehehe
ExcluirMas hoje em dia o pessoal troca muito rápido de computador mesmo (lembrando que hoje em dia, um celular também é um PC).
Claro que um pouco de exagero não faz mal...
Excluirhttp://www.ubuntu.com/business
ResponderExcluirPropagandinha do Ubuntu, não faz mal né.
ExcluirRealmente, se fosse possível emular melhro alguns softwares do windows via Wine, a empresa em que trabalho estaria toda rodando um ubuntu nervoso! hehe
ResponderExcluirViva o software Livre, R.I.P. WinXP - Você ainda prestava!
Mas vai melhorando cada vez mais. Se continuar assim com softwares proprietários, pessoal vai migrar pro software livre por necessidade.
Excluir